terça-feira, 23 de junho de 2026

O que um profissional de educação física enxerga em uma partida de futebol que a maioria dos torcedores não percebe?

O futebol é o esporte mais popular do mundo e reúne cerca de 240 milhões de praticantes em diferentes países. No Brasil, milhões de pessoas também mantêm contato com a modalidade, seja em escolinhas, clubes, projetos sociais ou nas tradicionais "peladas" entre amigos. Embora o futebol de rua tenha perdido espaço em muitas cidades nas últimas décadas, a paixão pelo esporte continua atravessando gerações.

Quando a bola rola em uma partida profissional, milhões de torcedores acompanham cada lance. Mas será que todos assistem ao mesmo jogo?

Para responder a essa pergunta, quatro professores de educação física compartilharam quais aspectos costumam chamar mais sua atenção durante partidas de futebol de alto rendimento. As respostas mostram que, para quem trabalha diariamente com o corpo humano e o movimento, o espetáculo também acontece longe da bola.

O desafio de correr, pensar e decidir ao mesmo tempo

Para o professor Gustavo da Silva, um dos aspectos mais impressionantes é a capacidade dos jogadores de unir preparo físico e raciocínio rápido.

"Os jogadores conseguem correr praticamente o jogo inteiro e, ao mesmo tempo, pensar no que fazer assim que recebem a bola, mesmo sob pressão da marcação adversária", afirma.

Além da resistência física, atletas profissionais percorrem, em média, entre 10 e 13 quilômetros por partida, alternando caminhadas, trotes, acelerações e sprints. Tudo isso enquanto analisam a movimentação dos companheiros e adversários para tomar decisões em poucos segundos.

Quando o treinamento vira instinto

Já o professor Tiago Silva chama atenção para o entrosamento das equipes, construído ao longo de meses de treinamento. "Às vezes um jogador faz um passe sem sequer olhar para onde o companheiro está, porque sabe que ele estará ocupando aquele espaço."

Segundo ele, muitas jogadas parecem espontâneas para o torcedor, mas são fruto de repetição e treino constante. Com o tempo, esses movimentos se tornam praticamente automáticos, permitindo que os atletas reajam rapidamente mesmo em situações de pressão.

Futebol também é estratégia

Os professores Thiago Mendonça e Diego Alysson destacam que também observam o lado tático da partida.

"Eu gosto de entender por que um treinador escolhe determinado esquema para enfrentar um adversário e outro completamente diferente na rodada seguinte", explica Thiago Mendonça.

Diego Alysson complementa que a leitura vai além dos nomes em campo. "Muitas vezes, quem executa melhor um esquema tático tem mais chances de ser escalado do que um jogador mais habilidoso, porque o coletivo precisa funcionar."

Para eles, formações, posicionamentos e escolhas do treinador revelam que o futebol também é um jogo de estratégia, em que cada atleta desempenha uma função específica.

Um jogo que vai além da bola

As respostas dos professores mostram que existem diferentes maneiras de assistir a uma partida de futebol.

Enquanto a maioria dos torcedores acompanha o placar, os gols e os momentos decisivos, profissionais da educação física enxergam uma combinação de condicionamento físico, tomada de decisão, coordenação coletiva e estratégia.

Cada passe, corrida ou mudança de posicionamento carrega horas de treinamento e planejamento que raramente aparecem nas estatísticas, mas ajudam a explicar por que o futebol de alto rendimento é considerado um dos esportes mais exigentes do mundo.

Tragédia na estrada: criança morre após capotamento entre São Vicente e Currais Novos


Uma tragédia foi registrada na manhã desta terça-feira (23) na rodovia que liga os municípios de São Vicente e Currais Novos. Uma criança morreu após um grave acidente automobilístico envolvendo um veículo que capotou em uma curva da estrada.

De acordo com informações preliminares, a criança chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos provocados pelo impacto do acidente.

Além da vítima fatal, outras cinco pessoas ficaram feridas. Todas estavam no mesmo veículo, que teria saído da pista e capotado após o motorista perder o controle da direção.

As vítimas receberam atendimento e foram encaminhadas para unidades de saúde da região. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde dos demais ocupantes do veículo.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Árvore nim, presente na zona urbana e rural de Lagoa Nova, é apontada como ameaça aos ecossistemas nativos

Escola Angelita Félix Bezerra possui diversas árvores nim indiano ornamentando sua área externa

Recentemente,o botânico e paisagista Ricardo Cardim fez um importante alerta sobre o uso crescente da árvore nim, espécie originária da Índia que se espalhou por diversas regiões do Nordeste e tem sido utilizada até mesmo em projetos de arborização urbana.
Unidade de ensino municipal com  diversas árvores nim indiano em seu pátio interno

Segundo o especialista, apesar de possuir propriedades inseticidas e ser bastante comum na pecuária, a espécie apresenta riscos ambientais. Entre os problemas apontados estão as raízes agressivas, a toxicidade para abelhas, cães e gatos, além de ser considerada uma planta invasora, capaz de ameaçar ecossistemas nativos.
Em Lagoa Nova, a realidade não é diferente. Centenas de árvores nim foram plantadas ao longo dos anos, tanto na zona urbana quanto na zona rural. A espécie também foi utilizada em ações de arborização promovidas por órgãos públicos, incluindo algumas  escolas da rede estadual e municipal, que realizaram o plantio das mudas em diferentes períodos.
O alerta do especialista reacende o debate sobre a necessidade de priorizar espécies nativas na arborização urbana e em projetos de recuperação ambiental. Pesquisadores e ambientalistas defendem que a preservação da biodiversidade local passa pelo incentivo ao plantio de árvores adaptadas ao bioma da Caatinga, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e a proteção da fauna.

Indústria do leite movimenta economia do sertão nordestino

 Natville inaugura novas fábricas e reforça compromisso com região Nordeste

 
A indústria do leite movimenta a economia do Nordeste. A produção de leite na região cresceu 14,12%, no acumulado de 2025 em relação a 2024, segundo dados recentes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O crescimento foi impulsionado por avanços tecnológicos, expansão de sistemas produtivos e melhoria genética, com aumento de oferta em praticamente todos os estados.
O laticínio Natville, com sede em Sergipe, anuncia a inauguração de novas unidades em Alagoas e Bahia, num investimento total que supera R$ 700 milhões. Apenas em Batalha (AL), estão sendo gastos cerca de R$ 500 milhões para a construção de uma fábrica de queijos, cremes e soro de leite (utilizado principalmente pela indústria alimentícia). A operação industrial da Natville em Batalha começará até outubro deste ano e a captação diária de leite será de 600 mil litros por dia. Serão criados cerca de 300 empregos diretos e mais de seis mil indiretos, em especial na produção de leite no campo.
Em Jeremoabo, na Bahia, a Natville finaliza o complexo industrial que vai abrigar a produção da sua nova linha de queijos finos – parmesão, gouda e reino, entre outros. A inauguração ocorrerá até o fim de julho, gerando cerca de cem novos postos de trabalho diretos e mais de 500 indiretos.
No começo de abril, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, inaugurou uma nova estação de gás natural em Batalha. A medida deve beneficiar os grandes laticínios que estão se instalando na região, como Natville e Alvoar Lácteos (detentora de marcas como Betânia, Camponesa e Embaré). Segundo Dantas, também devem ser oferecidos cursos técnicos gratuitos para a formação de mão de obra local para a indústria láctea.
Fundada em 1996 na cidade de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano, a Natville encerrou 2025 com faturamento de R$ 1,3 bilhão. No ano em que completa 30 anos, a expectativa da família Dantas, que fundou e controla a empresa até hoje, é chegar a R$ 1,5 bilhão de faturamento.
IBGE
No país, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária (federal, estadual ou municipal) no 1º trimestre de 2026 foi de 6,78 bilhões de litros, segundo dados da pesquisa trimestral de leite, feita pelo IBGE. O valor correspondeu a um acréscimo de 3,3% em comparação ao volume registrado no 1º trimestre de 2025 e queda de 7,9% em comparação ao obtido no trimestre imediatamente anterior.

Após posse definitiva, prefeito de Ouro Branco nomeia ex-prefeito cassado e ex-vereador para cargos na administração

Recém-empossado de forma definitiva após vencer a eleição suplementar em Ouro Branco, no Seridó, o prefeito Amariudo Santos (PP) iniciou oficialmente sua gestão com a manutenção de nomes ligados ao grupo político do ex-prefeito Samuel Souto e do ex-vereador Lucas Batista, ambos cassados pela Justiça Eleitoral em decorrência das eleições de 2024.

As informações foram divulgadas pelo perfil da Rádio Cabugi do Seridó e apontam que, além de manter parte da estrutura administrativa formada durante a gestão anterior, o prefeito nomeou Lucas Batista para comandar a Secretaria Municipal de Agricultura e Samuel Souto para o cargo de Assessor Especial do Gabinete, ambos com remuneração mensal de R$ 4 mil.

Segundo a publicação, o cargo ocupado por Samuel foi criado por meio da Lei Municipal nº 1.079, sancionada pelo próprio Amariudo Santos em abril de 2026, poucos dias antes da eleição suplementar. Entre as atribuições do cargo está a função de assessoramento político ao chefe do Executivo, com acesso às diversas áreas da administração municipal.

A Rádio Cabugi do Seridó também destaca que Samuel Souto está inelegível por oito anos em razão das decisões da Justiça Eleitoral, enquanto Lucas Batista perdeu o mandato de vereador após condenação relacionada ao uso de caixa dois na campanha de 2024.

Ainda conforme a publicação, como as Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) ainda não transitaram em julgado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ambos continuam com os direitos políticos preservados, o que permitiria as nomeações para funções na administração pública.

Samuel Souto foi eleito prefeito em 2020 com o apoio da então prefeita e aliada política Dra. Fátima Silva, mas rompeu com o grupo nos primeiros meses de mandato. Já Lucas Batista, eleito vereador em 2024, aproximou-se do grupo governista antes mesmo de ser diplomado para um novo mandato.

Fontes: Perfil da Rádio Cabugi do Seridó e publicações do Diário Oficial dos Municípios da FEMURN.

Governo do RN investe mais de R$ 323 mil em Reconhecimento de Paternidade

Programa da Defensoria Pública do Estado é executado em parceria com a SETHAS, responsável pelo custeio de mais de 460 exames

O Governo do Estado, por meio da SETHAS, já investiu mais de R$ 323 mil no Programa Paternidade Responsável, da Defensoria Pública do RN, desde 2023. Já foram realizados 463 laudos periciais de reconhecimento de paternidade.
Paternidade Responsável é um programa da Defensoria com o objetivo de incentivar e promover o reconhecimento de paternidade de crianças e adolescentes no estado do Rio Grande do Norte.
A SETHAS atua na execução desse programa com o custeio e agendamento de exames de DNA nas modalidades Entre Vivos e Post Mortem.
Os exames são utilizados para a instrução pericial de procedimentos judiciais e extrajudiciais de investigações de paternidades realizados pela Defensoria Pública do Estado para famílias beneficiárias da Justiça Gratuita.
A SETHAS realiza a entrega de laudos diretamente para a Defensoria Pública. De acordo com a Lei Complementar nº 131/2009, que fomenta a transparência administrativa e permite o acompanhamento e o controle social dos gastos públicos, a SETHAS já realizou a entrega de 463 laudos de 2023 a 2025, no valor total de R$ 323.215,60 com recursos do Tesouro Estadual.

PROGRAMA PATERNIDADE RESPONSÁVEL
O Programa Paternidade Responsável foi instituído pela Lei n.° 9.535, de 2011, de iniciativa da Defensoria Pública do Estado (DPE/RN) em Parceria com Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) e a Secretaria do Estado de Educação (SEEC).
A Defensoria Pública, dentro do Programa Paternidade Responsável, realiza palestras em estabelecimentos de ensino da rede pública estadual para conscientizar alunos, pais e responsáveis sobre a importância do reconhecimento do estado de filiação.
Nas palestras também é apontado o papel da Defensoria na viabilização desse direito, por meio do Programa Paternidade Responsável, como a prestação de serviço de assistência social pela SETHAS em benefício de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Dia Nacional do Luto convida à reflexão e valorização da vida

O Dia Nacional do Luto, lembrado anualmente, no Brasil, em 19 de junho, é uma data voltada à conscientização sobre a importância de reconhecer o luto como parte essencial da experiência humana. A proposta é incentivar a sociedade a lidar de forma mais empática e aberta com a dor da perda, promovendo reflexões sobre a finitude da vida, o respeito ao tempo de quem enfrenta a ausência de entes queridos e a quebra de tabus relacionados à morte.

Com frequência, o luto é associado à perda de um ente querido. No entanto, ele pode surgir diante de diversas situações de rompimento. A psicóloga Simône Lira, especialista em luto do Grupo Morada — holding que reúne as marcas Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet — explica que o luto pode se manifestar tanto diante da morte concreta quanto de perdas simbólicas, sendo uma resposta emocional natural à ruptura de vínculos significativos.

“Quando falamos em luto, estamos falando do rompimento de um vínculo importante para alguém. Pode ser pela morte de um ente querido, mas também por outras perdas: de um lar, de um emprego, de um relacionamento, de um animal de estimação... Tudo aquilo que carrega afeto e significado em nossas vidas pode gerar um processo de luto”, esclarece.

Simône reforça que esse processo é único e pessoal, influenciado por diversos fatores. “Não existe uma fórmula. O importante é permitir-se oscilar entre momentos de conexão com a perda e de retomada da vida. Essa alternância favorece a elaboração do luto e a adaptação a uma nova realidade, sem a presença física da pessoa ou do vínculo que foi rompido.”

A psicóloga também chama atenção para o luto não reconhecido, ou seja, aquele que não recebe validação social por não se encaixar nas chamadas “regras de luto” impostas culturalmente. “Às vezes, a pessoa não se sente autorizada a viver sua dor porque a sociedade não reconhece aquela perda como legítima. Mas negar esse sentimento pode intensificá-lo e torná-lo adoecedor.”

Por isso, Simône orienta que o primeiro passo seja reconhecer-se como enlutado. “Permitir-se sentir e expressar as emoções é essencial. Cada um encontra seu modo de atravessar esse momento. E quando as dificuldades se tornam intensas a ponto de interferirem na rotina e no bem-estar, é importante buscar ajuda especializada. ”

Segundo ela, o acompanhamento psicológico por profissionais capacitados pode oferecer suporte em situações de luto mais complexo, ajudando a transformar a dor em um processo de ressignificação.

Neymar não viaja com a Seleção e está fora do jogo com o Haiti


Neymar seguirá fora da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O camisa 10 não acompanhará a delegação na viagem para a Filadélfia, onde o Brasil enfrenta o Haiti nesta sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo C. O jogador permanecerá em Nova Jersey dando sequência ao processo de recuperação física e, por isso, não estará disponível para a partida.


Enquanto o restante do elenco se prepara para o compromisso diante dos haitianos, Neymar continuará realizando atividades específicas no hotel The Ridge e também no centro de treinamento de Columbia Park. O atacante tem cumprido uma rotina intensa de recuperação, dividida em dois períodos ao longo do dia.

Além dos trabalhos no gramado, o craque realiza exercícios complementares na academia durante as tardes, sempre acompanhado pelos preparadores físicos Cristiano Nunes e Mino Fulco. O objetivo é acelerar a fase final da recuperação sem comprometer o retorno gradual às atividades com o grupo.

Nesta quinta-feira, Neymar treinou em campo com bola pelo segundo dia consecutivo. No início das atividades, participou normalmente do aquecimento ao lado dos demais jogadores da Seleção e chegou a conversar com o técnico Carlo Ancelotti no gramado. Pouco depois, passou a realizar um trabalho individualizado com bola, separado do restante da equipe.

O jogador se recupera de uma lesão na panturrilha direita, sofrida há um mês durante a derrota do Santos por 3 a 0 para o Coritiba. Apesar da evolução apresentada nos últimos dias, a comissão técnica optou por manter cautela no processo de recuperação.

Após estrear com empate diante do Marrocos, o Brasil agora enfrenta o Haiti e encerrará sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo no dia 24, quando terá pela frente a seleção da Escócia.

Mega-Sena acumula e prêmio pode ir a R$ 42 milhões no sábado (20)

A Caixa Econômica Federal sorteou às 21h desta quinta-feira (18) o concurso 3020 da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas, e o prêmio principal acumulou.

Na próxima cerimônia, marcada para sábado (20), a expectativa é que ele chegue a R$ 42 milhões.

Os números revelados nesta noite foram: 27 - 45 - 29 - 06 - 17 - 09.

A cerimônia ocorreu no Espaço da Sorte, na avenida Paulista, em São Paulo, com transmissão ao vivo pela RedeTV! e pelos canais da emissora e da Caixa no YouTube e Facebook.

A aposta simples na Mega-Sena custa R$ 6 e pode ser feita até as 20h do dia do sorteio nas casas lotéricas, no portal Loterias Online e no aplicativo Loterias Caixa. A exceção é para os bolões digitais, que poderão ser comprados até 20h30 exclusivamente pelo portal Loterias Online e pelo aplicativo.

A probabilidade de acerto para quem faz uma aposta de seis números (no valor de R$ 6) da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões. Na aposta com sete números (que custa R$ 42), a chance sobe para uma em 7,1 milhões.

VEJA COMO JOGAR

Pelo siteAcesse o site Loterias Online

Confirme se tem mais de 18 anos. Depois, clique em "acessar", no canto superior direito. Se for o primeiro acesso, cadastre-se. Caso contrário, faça seu login usando CPF e senha
Role a tela para baixo e, na opção da Mega-Sena, clique no ícone "Aposte Agora!"
Escolha as dezenas que quer apostar Informe se quer apostar com mais números e se quer ativar a surpresinha e/ou a teimosinha
Quando acabar tudo, clique em "colocar no carrinho", logo abaixo
O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou Recargapay
Siga as instruções para o pagamento e confirme a compra
Após o sorteio, entre no site, faça login e clique em "minha conta"
Em seguida, em "apostas" e, depois, em "conferir apostas"
Se você tiver ganhado, irá aparecer o prêmio que receberá e os procedimentos para retirada

Pelo aplicativoBaixe o aplicativo Loterias Caixa, disponível gratuitamente para Android e iOS

Após a introdução, faça login ou cadastre-se
Na tela inicial, localize a Mega-Sena e clique em "aposte"
Selecione as dezenas desejadas e informe se quer usar mais números e se pretende ativar a teimosinha e a surpresinha
Quando acabar, selecione "adicionar ao carrinho de apostas", na parte de baixo da tela
Se quiser fazer outro jogo, repita o procedimento acima. Ao terminar, clique em "carrinho de apostas"
Confira as apostas e, se estiver tudo certo, vá em "avançar para a forma de pagamento"
O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou Recargapay
Siga as instruções para o pagamento e confirme a compra
Depois do sorteio, acesse o aplicativo. Abra o menu, clicando no botão no canto superior esquerdo e escolha "minha área" e, em seguida, "minhas apostas". Nessa área irá aparecer se você ganhou ou não

Pelo Internet BankingAcesse a plataforma do Internet Banking com seu login e senha
Clique em loterias
Escolha Mega-Sena e depois apostar (o limite para esta forma de aposta é de R$ 500 por dia, das 7h às 20h, horário limite para fechamento das apostas)
Selecione a quantidade de números do seu jogo (de 6 a 9 por cartela)
Escolha suas dezenas e clique em "incluir aposta"
Se quiser, repita essa operação para completar três jogos e então clique em "finalizar"
Então, é só digitar os seis números de sua senha eletrônica para confirmar o pagamento
Depois é só voltar à tela inicial das loterias e clicar em "minhas apostas" para confirmar os jogos realizados.

Aposentados do INSS têm até esta sexta (19) para pedir ressarcimento de descontos

 O prazo para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pedirem a devolução de descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios previdenciários termina nesta sexta-feira (19) no caso de quem pretende buscar atendimento nos Correios.

Para quem vai fazer a contestação dos valores no aplicativo ou site Meu INSS a data final é sábado (20). O governo federal já pagou, por meio do acordo administrativo, R$ 3,2 bilhões a mais de 4,7 milhões de segurados que contestaram os descontos.

Os Correios afirmam que atenderam, desde 30 de maio, mais de 8 milhões de segurados em cerca de 5.000 unidades no país. O horário de funcionamento varia conforme a unidade. Nas capitais, em geral, é das 8h às 18h.

A Previdência Social não informou se há possibilidade de adiar o prazo. Esse adiamento já ocorreu em outras ocasiões, a última delas em março deste ano. Segundo o INSS, dia 20 é a data-limite para fazer a contestação do desconto e tentar o ressarcimento. Há ainda outras etapas até que seja feito o depósito.

No Meu INSS, o pedido poderá ser feito até o fim do sábado. No caso da contestação por meio da Central Telefônia 135, haverá limitação de atendimento nesta sexta-feira (19), por conta do jogo do Brasil contra o Haiti, às 21h30. Neste caso, o atendimento humano será feito até 20h30. Depois desse horário, os segurados conseguem ser atendidos apenas por meio dos serviços automáticos.

O ressarcimento vale para descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025. Para ter direito à devolução, o segurado deve verificar se houve cobrança de mensalidade associativa no benefício e informar ao INSS se autorizou ou não o desconto.
COMO PEDIR O VALOR DE VOLTA NOS CORREIOS?

Aposentados e pensionistas devem procurar agências dos Correios para buscar ajuda com a consulta e o pedido de devolução de descontos indevidos. É preciso levar um documento de identificação oficial com foto. O beneficiário não precisa levar extrato do INSS ou número do benefício.

COMO FAZER O PEDIDO DE RESSARCIMENTO NO MEU INSS?

Entre no site ou aplicativo Meu INSS Informe seu CPF e a senha cadastrada Siga para "Do que você precisa?" Digite: "Consultar descontos de entidades associativas" Na página seguinte, clique em "Consultar descontos - Meus benefícios" Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados Informe email e telefone para contato Declare se os dados são verdadeiros Confirme as informações no botão "Enviar Declarações"

COMO FUNCIONA A DEVOLUÇÃO?

O primeiro passo é registrar a contestação do desconto. Depois disso, a entidade responsável pela cobrança tem até 15 dias úteis para responder. Caso não haja resposta ou se a documentação apresentada for considerada irregular -como assinaturas que o segurado não reconhece ou gravações de áudio no lugar de comprovantes válidos- o sistema libera automaticamente a opção para o beneficiário aderir ao acordo de ressarcimento.

Após a adesão, o pagamento é feito diretamente na conta em que o benefício é depositado, em até três dias úteis. Em entrevista ao programa "Bom dia, Ministro", em 20 de maio, o ministro da Previdência, Wolney Queiroz reforçou que a prorrogação do prazo em março e disse que o governo federal pretende pagar a todos até junho. Ele não informou se haverá nova prorrogação, mas por ser ano eleitoral, poderá haver limitações.

"Até 20 de junho, a gente está devolvendo a todo mundo que tiver direito e que nos procurar." Os descontos devem ser contestados por meio do Meu INSS, pela Central Telefônica 135 ou nos Correios.

O pedido de "busca ativa", segundo Wolney, foi feito pelo próprio presidente Lula (PT). "O presidente Lula, quando me escalou para ocupar o cargo no auge da maior crise do INSS e da Previdência Social, fez uma recomendação clara: cuidar dos aposentados, não deixar ninguém no prejuízo, não deixar ninguém para trás."

O QUE ACONTECE SE O SEGURADO NÃO ADERIR AO ACORDO?

O INSS informou que a adesão ao acordo é uma opção de segurado. Se ele não quiser aderir, é um direito. Neste caso, segundo especialistas, será preciso buscar o Judiciário para conseguir o valor de outra forma. O aposentado ou pensionistas precisará provar que teve descontos indevidos em seu benefício e não autorizou a entidade associativa a realizá-los. O pagamento, nestes casos, costuma demorar.

POR QUE O INSS ESTÁ PAGANDO VALORES A APOSENTADOS E PENSIONISTAS?

O pagamento dos valores descontados de segurados está sendo feito após o instituto fechar acordo no STF (Supremo Tribunal Federal) por conta da investigação envolvendo descontos ilegais em aposentadorias em pensões por sindicatos e associações.

O acordo judicial foi fechado em julho de 2025. Os descontos teriam sido realizados por meio de atos fraudulentos e destinados a entidades associativas. O ressarcimento deverá ser feito diretamente na conta em que o segurado recebe a aposentadoria ou pensão.